Show reuniu canções novas, clássicos da carreira, poesia e a energia única do artista que emocionou o público presente
Por: Alessandro Costa
O multi-artista paulistano de 65 anos, Arnaldo Antunes, realizou uma breve temporada no Sesc Pinheiros, em São Paulo, nos dias 12, 13 e 14 de setembro, com ingressos esgotados nas três datas. O multiartista paulistano possui 45 anos de carreira e segue realizando trabalhos novos. Seu álbum mais recente, “Novo Mundo”, lançado em março de 2025, era a base da apresentação, que já passou por diversas capitais brasileiras, como Belo Horizonte, Recife, Brasília, Rio de Janeiro, entre muitas outras.
O currículo de Arnaldo é muito extenso, uma vez que, antes de fundar os Titãs, em 1982, ao lado de André Jung, Branco Mello, Ciro Pessoa, Marcelo Fromer, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Bellotto, o artista já havia feito parte da Banda Performática, do artista plástico e vanguardista paulistano Roberto Aguilar, que gravou um único LP, com produção do cantor Belchior, lançado em 1982.
A ascensão de Arnaldo com os Titãs aconteceu em 1984 e teve sua consolidação em 1986, com o lançamento do furioso disco “Cabeça Dinossauro”, que levou os Titãs ao conhecimento nacional. Outros discos históricos vieram na sequência: “Jesus Não Tem Dentes no País dos Banguelas” (1987), “Go Back” (1988) e “Õ Blésq Blom” (1989).
1991 marcou o lançamento do último trabalho de canções inéditas de Arnaldo com os Titãs, “Tudo ao Mesmo Tempo Agora”, que saiu em setembro daquele ano, rendendo uma turnê de mais de um ano. Em dezembro de 1992, Arnaldo deixou o grupo para seguir em carreira solo, uma vez que não conseguiu conciliá-la com a agenda cheia que a banda mantinha. Ao lado dos Titãs, Arnaldo produziu seis álbuns de estúdio e um ao vivo, além de ter feito participações especiais em outros discos da banda.
Na década de 1990, o artista realizou diversos trabalhos musicais e poéticos, além de expressões artísticas gráficas, com várias parcerias de sucesso, como a formação do trio Tribalistas, que, junto de Marisa Monte e Carlinhos Brown, conquistou sucesso também internacional. Essa parceria rendeu dois discos: o primeiro lançado em 2002 e o segundo em 2017, que possibilitou, pela primeira vez, uma gigantesca turnê com ingressos esgotados na maioria dos locais por onde passou.
Além dos Titãs e dos Tribalistas, Arnaldo colaborou com a trilha sonora para o musical Corpo, de 2000, e também participou ativamente do projeto infantil Pequeno Cidadão, em 2009, bem como gravou o álbum “A Curva da Cintura”, ao lado do guitarrista Edgard Scandurra e do músico malinês Toumani Diabaté, em 2011.
Em sua trajetória, o cantor gravou catorze discos de estúdio e quatro registros ao vivo.
Em 2022, foi anunciado que os Titãs iriam reunir parte de sua formação clássica, com exceção do guitarrista Marcelo Fromer, falecido em junho de 2001, para uma série de shows que evoluiu para uma grandiosa turnê com ingressos esgotados em diversas cidades do Brasil.
Já depois do êxito da turnê Titãs Encontro, Arnaldo voltou sua atenção à produção de mais um trabalho solo. “Novo Mundo” foi lançado em março de 2025 e traz canções que dialogam com a realidade mundial, além de apresentar participações muito especiais: o americano David Byrne, líder e cantor da banda Talking Heads, nas faixas “Corpo” e “Não Dá Para Ficar Parado Aí na Porta”; Marisa Monte em “Sou Só”; e Ana Frango Elétrico em “Pra Não Falar Mal”.
A turnê do álbum começou com um ensaio aberto no Sesc Pompeia, em São Paulo, em abril de 2025, e logo se estendeu para diversas cidades brasileiras, chegando ao Sesc Pinheiros em setembro, onde esgotou os ingressos para as três noites.
O Sesc Pinheiros é um centro cultural e de lazer situado à Rua Paes Leme, 195, Pinheiros, São Paulo/SP. Inaugurado em setembro de 2004, o espaço foi projetado pelo arquiteto Miguel Juliano e ocupa cerca de 35.000 m². Conta com o Teatro Paulo Autran, com capacidade para 1.010 lugares, piscinas, quadras esportivas, restaurante, espaços para exposições, lojas, auditório, entre outros serviços culturais e de convivência. O Sesc Pinheiros se destaca por oferecer uma programação ampla em artes, esporte e lazer, sendo reconhecido como referência cultural em São Paulo.
O espetáculo da noite de sábado (13/09) começou pontualmente às 20h10, respeitando o tradicional acréscimo de dez minutos para o público se organizar adequadamente, com um verdadeiro show de luzes. Os músicos que acompanham Arnaldo nessa turnê, Chico Salém (guitarra e violão), Betão Aguiar (baixo e teclados), Curumin (bateria), Vitor Araújo (teclados) e Kiko Dinucci (guitarras), entraram primeiro, fazendo uma introdução instrumental da faixa de abertura, “Novo Mundo”, enquanto Arnaldo entrou em cena logo depois, vestido totalmente de preto, levando o público presente no Teatro Paulo Autran ao êxtase total.
Foram 21 músicas apresentadas, em sua maioria faixas do novo álbum, além de jóias da carreira solo de Arnaldo, “Já Sei Namorar” e “Passe em Casa”, dos Tribalistas, e “O Pulso” e “Comida”, dos tempos de Titãs. Além dessas canções previstas no setlist, uma música extra foi tocada de improviso durante um momento em que houve uma pane no equipamento de Kiko Dinucci. Arnaldo cantou “O Real Resiste” à capela, enquanto o problema era resolvido, mas a banda, muito bem ensaiada, o acompanhou de maneira impecável. Antes de iniciar a música, o artista disse que faria aquilo em referência à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro, na trama golpista que arquitetou um golpe de Estado no Brasil.
O grande diferencial e maior ponto de atenção desse novo show, além da qualidade do setlist apresentado, é o espetáculo de luzes no palco, que acaba se tornando parte essencial da apresentação e proporcionando uma atmosfera envolvente, permitindo que cada canção seja apreciada de modo individual, sem perder a coletividade, a poesia concreta e a energia.
O público presente no Sesc Pinheiros era formado por pessoas de várias idades. Homens, mulheres e até crianças estavam unidos em uma só corrente, com o objetivo de prestigiar Arnaldo, sua banda e a música feita no Brasil. Vale lembrar que essa breve temporada aconteceu no mesmo fim de semana em que a cidade de São Paulo recebeu o festival The Town, com diversos artistas internacionais, como Mariah Carey, Katy Perry, Lionel Richie, entre outros. Assim, a maior parte dos presentes não fez uso intenso de celular durante o espetáculo. Fotos eram tiradas, pequenos vídeos eram gravados, mas tudo de forma breve. Durante a música “Socorro”, Arnaldo deixou o microfone aberto para o público cantar os versos finais, e a missão foi cumprida com êxito: todos cantaram em alto e bom som, emocionando o cantor, que agradeceu e fez uma saudação ao seu público fiel.
A apresentação durou pouco mais de uma hora, quando Arnaldo anunciou que “Passe em Casa” seria a última. Porém, dois minutos depois de saírem do palco, Arnaldo e banda voltaram e tocaram mais duas músicas: “Fora de Si” e “Comida”. Nesse momento, boa parte do público abandonou suas cadeiras e correu para a frente do palco, compartilhando um momento único e de pura troca de energia com um dos maiores artistas da cultura brasileira.
Após a execução da última música, Arnaldo e sua incrível banda fizeram mais uma saudação carinhosa e agradeceram pela noite.
Fonte: Alessandro Costa
“Novo Mundo” o álbum e o espetáculo reafirmam a força da música brasileira, a resistência da arte, a honestidade do trabalho de qualidade e, acima de tudo, comprovam que é possível um artista com mais de 40 anos de carreira se reinventar e continuar relevante, com muita lenha pra queimar ainda.
A turnê continua com mais shows confirmados em todo o Brasil ao longo de 2025 e promete seguir em frente em 2026.
Setlist:
Novo Mundo
O Amor É a Droga Mais Forte
O Pulso
É Primeiro de Janeiro
Se Assim Quiser
Já Sei Namorar
Sem Você
Viu Mãe?
Pra Não Falar Mal
Debaixo D’água
Pedido de Casamento
Tire o Seu Passado da Frente
Cultura
A Casa É Sua
Body Corpo
O Real Resiste
Pra Não Ficar Parado Aí na Porta
Socorro
Tanta Pressa Pra Quê?
Passe em Casa
Fora de Si
Comida


.jpeg)






Nenhum comentário:
Postar um comentário